terça-feira, 25 de março de 2014

Á descoberta dos pontos!

Boa tarde,
 Este Sábado, tivemos um reunião cheia de surpresas e grandes descobertas.
O objectivo principal foi a orientação por Carta Topográfica, a Carta utilizada foi a folha 464, que abrange a zona de Sesimbra mais a Este e prolonga-se até ao Cabo Espichel.

Carta Topográfica tinha 4 pontos assinalados e o objectivo era passar por esses pontos no sentido Este – Oeste.
As técnicas de orientação foram sendo aprimoradas ao longo do dia, e o resultado foi bastante positivo, com uma proximidade aos pontos muito boa. Foram trabalhados vários conceitos ligados à orientação: Norte Polar vs Norte Magnético;   Escalas 1:25000 / 1:50000; Curvas de nível;  Trabalho com Bússola, utilização do limbo e régua de precisão (distâncias na Carta);   Azimutes.

Vista do segundo ponto-
entrada da gruta Lapa do Piolho
O primeiro ponto encontrado foi o da entrada da Lapa do Jerónimo, uma pequena cavidade com apenas 7 m2. Já no segundo ponto, o que indicaria a entrada da Lapa do Piolho ou da Furada fomos surpreendidos por uma entrada com cerca de 3 metros de desnível e  um desnível total de cerca de 43m, felizmente levámos algum equipamento que nos permitiu explorar quase na totalidade esta “nova” cavidade. Pelo tamanho da cavidade e pelo entusiasmo em explorar este novo local devemos ter utilizado cerca de 3 a 4 horas do nosso dia. 

O terceiro ponto apenas o conseguimos ver ao longe visto que a caminhada iria obrigar a algum atraso na hora de regresso. Ficámos com as “Janelas” por explorar. É bom deixar o “bichinho”! 
Voltando à Lapa que explorámos concluímos que é uma Lapa de progressão difícil para o conhecimento médio que temos nos Caminheiros mas que, após alguma troca de ideias com o Diogo, posso afirmar que é um local excelente para os grupos mais velhos e alguns Guias mais aventureiros. Um local onde se explica facilmente a formação das grutas, onde no final da primeira descida em Rapel se vêem formações como estalactites, estalagmites, bandeiras e colunas de uma beleza considerável. A  Lapa é também bastante boa para explicar algumas das técnicas de progressão (em segurança) e equipagem.

Na reunião tivemos a companhia do Marcos Fernandes que está a ter o seu primeiro contacto com os Rangers. Apesar de ser maior de idade, mas pelo facto de não ter seguro e ter pouca experiência “nestas andanças”, na gruta, ficou a ver-nos da primeira sala.

Saudações Morcegas
O vosso Guia, 
João Martins

1 comentário:

Rits disse...

Foi uma bela reunião! Apesar da minha falta de jeito para a orientação (principalmente pela carta) tivemos a oportunidade, como sempre, de ver umas belas paisagens sobre céu azul!
Para não falar da gruta da Lapa do Piolho que foi excelente! Adorei!
Até uma próxima!
beijinhoo