segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Linces - 2012 -2013 - O fim de uma etapa e o início de outra - Obrigado

Ao fim de algum tempo convosco, com os 4 finalistas, é um enorme orgulho que sinto em ter feito parte do vosso percurso Ranger e, principalmente, do vosso desenvolvimento e crescimento pessoal.

O vosso percurso enquanto aprendizes terminou de uma forma bastante gloriosa, com um acampamento muito bom, mas na verdade, a mim, não tinham de me provar nada, nem os finalistas nem todos os outros. Não tinham nenhuma prova para superar, pelo menos que me tivessem de mostrar. Os Rangers, como a vida, não são uma corrida de 100m mas uma prova com muitas etapas, e vocês, como já vem sendo hábito, estiveram iguais a vocês próprios, ou seja, muito bem. Aliás, isso não é obra do acaso mas o resultado do vosso trabalho, da vossa dedicação, de uma caminho que cada um construiu da sua forma.

As provas para superar, os desafios para vencer são pessoais, e devem ser tão pessoais que deverão ser para cada um o nosso dever, e "O dever é uma coisa muito pessoal, decorre da necessidade de se entrar em acção, e não da necessidade de se insistir com os outros para que façam qualquer coisa" (Madre Teresa de Calcutá).

Agora, em relação aos 4 finalistas resta-me olhar para as vossas acções e saber que "tornas-te eternamente responsável por aqueles a quem cativas" (Saint Exupery).

Aprendi certamente mais nestes últimos anos do que aquilo que ensinei, isso deveu-se ao facto de ter comigo pessoas exigentes que buscavam mais e, obrigavam-me a mais, a cada dia mais. Os desafios como vos disse são pessoais e são esses mesmos que nos fazem vencer. Os outros cansam. O nosso maior desafio é continuar a desafiar-mo-nos todos dias.

Obrigado Linces, Obrigado Finalistas,
Sempre Pronto
João Martins

1 comentário:

Constança disse...

Se ao fim destes anos todos nós, finalistas (e penso que falo por todos), nos sentimos realizados por ter completado todo este percurso de caminheiros, deve-se principalmente ao facto de termos sido desafiados ao longo do nosso precurso!
E, sem dúvida, que destes desafios saímos vencedores.
Muito obrigado por tudo o que nos ensinas-te, por todas as aventuras, novas descobertas e por todos os limites que nos ajudas-te a ultrapassar!
Sem dúvida que a melhor maneira de ensinar é através do exemplo, tu és a grande prova disso! Obrigado pelo líder e amigo que foste :)
Temos também muito a agradecer ao coco-líder que no pouco tempo que esteve connosco ensinou-nos imensa coisa e tornou possível muitas das actividades que fizemos :)
E finalmente, ao velho Lobo que nos agarrou desde de início e partilhou muito do seu conhecimento connosco, mostrando dia após dia que as dificuldades físicas são possíveis de ultrapassar!

Muito obrigado aos três e aos Linces, grande grupo!
Mais uma vez me despeço com um até breve!